-
Arquitetos: MIA Design Studio
- Área: 86 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Trieu Chien
-
Fabricantes: LAM Weaving Spaces
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma casa localizada na cidade de Phan Thiet, província de Binh Thuan, para uma família de quatro pessoas. Desde o início, abordamos o projeto com um orçamento limitado e as exigências básicas necessárias para a vida de uma jovem família. Estes insumos definem a direção para abordar a arquitetura de forma prática e altamente pró-ativa. Outro ponto interessante é que o projeto foi idealizado e construído durante o isolamento da pandemia de Covid, então tivemos que criar uma direção de projeto que pudesse ser comunicada e gerenciada remotamente com a equipe de construção local.
Esta casa é um modelo verdadeiramente comum de arquitetura residencial. Quando fazemos o ordinário, o fazemos de uma forma muito básica. Os princípios são a organização da iluminação e ventilação natural, e criação de espaços funcionais com uma circulação interna, configurando assim um comportamento e vida. Como o básico é o mais concentrado possível, a casa define a cobertura externa, assim como o telhado, pilares... naturalmente.
De fora, se assemelha a uma casa de ferro corrugado comum no campo com um sistema estrutural pré-fabricado em aço. No entanto, implica também que o esqueleto de suporte da casa deveria ter um suporte para as portas deslizantes, uma armação para apoiar os móveis, as cortinas, e para as roupas... Procuramos reduzir o custo de construção através da criação de estruturas com papéis múltiplos. Além disso, o material de construção pode ser encontrado facilmente a cerca de 1km. O interior da casa foi inicialmente configurado por barras ocas tridimensionais que são modularizadas para que o proprietário possa desenvolver mais espaços posteriormente, sem romper o design geral.
Como resultado, criamos uma casa onde a estrutura de suporte de carga é uma verdadeira forma arquitetônica e, desempenha também as peças de mobiliário. A arquitetura criou uma premissa para que os usuários participem da formação da estética na próxima etapa. Dependendo das necessidades de uso e estilo de vida, a identidade geral do volume será flexível, correspondendo ao sistema modular sem causar conflito com o projeto original do arquiteto.
Esta experiência de projeto nos fez questionar sobre como construir quando os recursos ao nosso redor se tornam limitados e os valores se tornam superficiais e invariáveis com o tempo. Às vezes, o básico é o melhor que podemos fazer!